REBATE A FAKE NEWS: SES chama deputado de “mentiroso” por propalar suposto “sumiço” em MT de 30 mil doses de vacina
REBATE A FAKE NEWS: SES chama deputado de “mentiroso” por propalar suposto “sumiço” em MT de 30 mil doses de vacina
|
29/01/2021 - 17:29
Redação
Através de nota de esclarecimento, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) desmentiu o deputado estadual Ulysses Moraes (PSL) que acusou o governo do Estado de ter “sumido” com mais de 30 mil doses da vacina contra a covid-19.
Na nota, a SES chama o parlamentar de “mentiroso”, propalador de fake news. “É lamentável que neste momento em que estamos lutando para salvar vidas, temos que gastar tempo para desmentir Fake News”.
Em vídeo publicado nas redes sociais do deputado nesta sexta-feira (29), ele aponta falhas nos documentos oficiais da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), que não demonstram as entregas dos imunizantes.
“A primeira falha dessas documentações está no uso da palavra aproximadamente. Como que o Governo do Estado de Mato Grosso não tem certeza de quantas doses chegaram? Encontramos essa transparência no Ministério da Saúde, mas o Estado de MT não dá exatidão. Isso é uma vergonha”, disse.
De acordo com ele, as contas não batem, pois somados as 126.160 doses de Coronavac, com 28.758 doses para a população indígena, o resultado daria 91.762 doses, restando 34.398 vacinas não distribuídas.
Outro ladoApós as acusações de Ulysses, o governo de Mato Grosso se manifestou sobre o suposto “sumiço” das vacinas, desmentindo as informações como fake News. De acordo com a SES-MT, as 31 mil doses que o deputado afirma que desapareceram, são destinadas aos profissionais da saúde, prioridade de vacinação nesta primeira fase.
“Todas as doses estão sob a guarda da Secretaria Estadual de Saúde para serem encaminhadas aos municípios, após o término da primeira fase, como amplt encaminhada à imprensa.
Veja a nota na íntegra
NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Governo de Mato Grosso mais uma vez vem a público desmentir Fake News publicada pelo deputado estadual Ulysses Moraes. Pela falta de informação do parlamentar, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) esclarece que não há qualquer falha na distribuição das doses das vacinas em Mato Grosso para os municípios.
As 31 mil doses de vacina que o deputado afirma não saber aonde estão, são referentes a segunda dose da vacina da Coronavac destinada aos profissionais da saúde. Todas as doses estão sob a guarda da Secretaria Estadual de Saúde para serem encaminhadas aos municípios, após o término da primeira fase, como amplamente divulgado.
Tudo feito de acordo com o pactuado pelo Governo do Estado junto ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems) e à Comissão Intergestora Bipartite (CIB), para assegurar o quantitativo da segunda dose.
O Governo repudia a atitude do deputado Ulysses Moraes, que com declaração leviana tumultua, causa alarmismo e dissemina mentiras, provocando um desserviço à população. É lamentável que neste momento em que estamos lutando para salvar vidas, temos que gastar tempo para desmentir Fake News.