FIM DO NOVELO OU NOVELA? Além de Novelli, Antônio Joaquim também retorna ao TCE; outros 3 conselheiros também devem ser reintegrados
FIM DO NOVELO OU NOVELA? Além de Novelli, Antônio Joaquim também retorna ao TCE; outros 3 conselheiros também devem ser reintegrados
|
20/02/2021 - 14:35
TCE-MT
Redação
Além do conselheiro José Carlos Novelli, que teve seu retorno ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) confirmado, um segundo nome daquela Corte, conselheiro Antônio Joaquim, também pode retornar, nesta segunda-feira (22).
Isto porque, o juiz da 5ª Vara Federal de Cuiabá, Jefferson Schneider, revogou o segundo afastamento do conselheiro Antônio Joaquim.
Com isso, o conselheiro está apto para retornar ao Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso. A informação é do advogado José Antônio Rosa, que atua na defesa de Joaquim.Antônio Joaquim foi acusado pelo ex-governador Silval Barbosa (sem partido) de participar de um esquema de lavagem de dinheiro através da venda de uma fazenda e, por conta disso, teve seu afastamento decretado pela Justiça.
O conselheiro, no entanto, sempre negou a acusação feita por Silval. Agora, decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu o afastamento de Antônio Joaquim e outros três conselheiros.
Apesar da decisão favorável ao retorno dos conselheiros, apenas José Carlos Novelli foi efetivamente reintegrado ao Tribunal, pelo fato de que os demais afastados tinham outras pendências na Justiça, além da denúncia de recebimento de propina.
No caso de Antônio Joaquim, o conselheiro era dono da propriedade que foi comprada por Silval com dinheiro de propina de uma construtora e o caso era acompanhado pelo juiz Schneider. Com a decisão do STJ, o magistrado revogou o afastamento do membro do TCE, que deverá ser reintegrado às suas funções nesta segunda-feira.