SURPRESA! Datafolha aponta empate de Lula com Bolsonaro entre evangélicos, um segmento que era visto como “rebanho” exclusivo do atual presidente
SURPRESA! Datafolha aponta empate de Lula com Bolsonaro entre evangélicos, um segmento que era visto como “rebanho” exclusivo do atual presidente
|
13/05/2021 - 18:53
Uol
A pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (12), que aponta o ex-presidente Lula (PT) e o atual, Jair Bolsonaro (sem partido), empatados tanto no primeiro quanto no segundo turnos entre o eleitorado evangélico, é um peteleco bem dado em quem insiste em ver rebanho no lugar de gente.O levantamento mostra que, na primeira rodada da eleição, 35% dos evangélicos escolheriam colocar o petista de volta no Palácio no Planalto, e 34%, deixar Bolsonaro continuar lá por mais quatro anos. Num eventual segundo turno entre os dois, segundo a pesquisa, cada um recebe 45% das intenções de voto.
Os números sugerem que a religião não empurra tantos eleitores para o córner de Bolsonaro para derrotar Lula num embate direto —mesmo que o presidente abuse de um discurso conservador caro a esse eleitorado para se contrapor ao petismo.Realizada de forma presencial com 2.071 pessoas em 146 municípios na segunda (11) e terça-feira (12), a pesquisa tem uma margem de erro de quatro pontos percentuais se considerarmos apenas esse quinhão religioso, que representa 26% da amostra.
Quando a pergunta é sobre os candidatos em que o entrevistado não votaria de jeito nenhum no primeiro turno, mais um empate técnico: 45% descartam o mandatário da vez, e 42%, seu nêmesis do PT.
O resultado apertado contrasta com o comportamento desse eleitorado em 2018, quando Bolsonaro foi um arrasa-quarteirão no segmento. Na véspera daquele segundo turno, o Datafolha projetou que 7 em cada 10 eleitores dessa fé optaram por ele contra outro petista, Fernando Haddad.