- Home Page
- Política
- RESGATE SOCIAL: Rondonópolis aprimora políticas de expansão de creches e corrige defasagem no setor
RESGATE SOCIAL: Rondonópolis aprimora políticas de expansão de creches e corrige defasagem no setor
|
06/07/2021 - 06:17
A expansão do número de creches – uma das principais demandas de mães que precisam trabalhar - é um dos destaques da gestão do prefeito José Carlos do Pátio, em Rondonópolis. A defasagem nesse tipo de serviço público era grande na cidade e está sendo corrigida com a implantação de estruturas modernas, amplas, ventiladas, que sediam as creches.
A iniciativa faz parte das políticas de proteção às famílias e seus dependentes, principalmente crianças, que tem como meta, no âmbito da municipalidade, corrigir desigualdades e injustiças sociais históricas, fazendo esse resgate que beneficia milhares de rondonopolitanos.
No total, 17 dessas unidades para abrigar a infância já foram construídas, sendo que algumas delas estão em fase final de construção. E as creches antigas estão passando por reformas e ampliações. Nesse aspecto e também em outros de alcance social, Rondonópolis experimenta um impacto visível em termos de obras m todos os quadrantes do município. Um exemplo disso se constata em uma das maiores concentrações de trabalhadores de Rondonópolis, que se situa na região do Cidade de Deus e adjacências, que vai ganhar uma grande creche que acolherá as crianças filhas de trabalhadores, que poderão ser assistidas, orientadas tendo acesso ao processo de ensino-aprendizagem necessário para a formação de um bom cidadão(ã), e cujas obras, já se encontram na fase de acabamento.
Para isso, a Prefeitura está investindo R$ 2.858.000,00 em recursos públicos na construção dessa “Creche Tipo I padrão FNDE” que terá 10 salas de creche/aulas para atender crianças entre 1 a 6 anos de idade.
A obra que está localizada na Rua Santa Clara no residencial Cidade de Deus, tem um prazo de 12 meses para ser concluída, mas, já se encontra na fase de acabamento.
Segundo informações do fiscal da obra, engenheiro Huadson da Semed, a futura creche vai dispor de diversas dependências, como: banheiros infantis e para crianças PCD; fraldário, lactário e amamentação; refeitório, solário e playground; pátio coberto, varanda, e hall de entrada; cozinha para preparação de alimentos; almoxarifado, depósito, despensa; sala para a direção; sala de professores, banheiros professores e para PCDs; área de circulação, rouparia, lavanderia, vestiários para funcionários; triagem e lavagem e, abrigo de gás, entre outras.
Assim que for concluída e entregue a população, essa unidade vai disponibilizar mais segurança e conforto às mães de famílias que precisam trabalhar fora e não tem onde deixar seus filhos pequenos. Ali elas receberão atenção, cuidados e ensinamentos que farão delas futuros cidadãos que vão conduzir os destinos dessa nação.
Na verdade, este é mais um legado que a atual administração constrói para as famílias de trabalhadores locais, oferecendo e desenvolvendo ações e políticas públicas que proporcionam qualidade de vida e cidadania a todos os munícipes, de todos os quadrantes do município, seja na zona urbana ou rural.