LIDERANÇA: Com 10 cargos eletivos e no seu terceiro de prefeito, Zé do Pátio entra para a História como o político de MT com maior número de mandatos; o que esperar dele em 2026?
LIDERANÇA: Com 10 cargos eletivos e no seu terceiro de prefeito, Zé do Pátio entra para a História como o político de MT com maior número de mandatos; o que esperar dele em 2026?
|
30/10/2023 - 07:58
Por Mário Marques de Almeida
O prefeito José Carlos do Pátio, mais conhecido como Zé do Pátio, já faz parte da história de Mato Grosso por ser o único político em atividade no Estado a contabilizar 10 mandatos eletivos: Vereador (2), deputado estadual (5) e no terceiro mandato de prefeito de Rondonópolis.
Com cerca de 40 anos de vida pública, Zé do Pátio IPSB) não pode ser deixado de levar em consideração em qualquer análise, minimamente séria, que se faça sobre o futuro político de Mato Grosso, no que se refere ao pleito de 2026, quando serão disputados os mandatos de governador, vice, duas vagas ao Senado, deputados federais e estaduais.
Aos 62 anos de idade, Pátio está numa faixa etária que pode ser vista como intermediária, entre as lideranças tradicionais que ainda exercem mandatos e a nova geração, que se situa na faixa entre os 30 e quarenta anos de idade.
Nessa altura da vida e pelo seu histórico de cargos já ocupados ou que ocupa, a Zé do Pátio, de acordo com avaliações abalizadas e que levam em conta a região onde ele tem suas maiores bases (Sul do Estado e partes do Araguaia), não resta outra alternativa que não seja disputar um cargo majoritário, ou seja, governador ou, mais provavelmente, uma vaga ao Senado.
História e cacife político não lhe faltam!
Além de que, em seu portfólio de realizações, tem a seu favor o fato de estar concluindo, no final de 2024 (quando não poderá concorrer a nenhum cargo eletivo, por força da legislação), uma das gestões com a maior quantidade de obras e serviços em Rondonópolis, abrangendo diversos setores.
Porém, com destaque para o saneamento (água tratada e redes de esgotos), construção de moradias populares, pavimentação, creches e áreas de lazer e urbanização, que impactam diretamente na qualidade de vida das pessoas.
Chama atenção, não apenas de Mato Grosso, mas também de outras regiões do País, os números elevados de entregas, com quase 100% da área urbana contando com redes de água e 98% de esgotamento sanitário – indicativos de que se trata de índices entre os maiores do país, para o setor.
Na área de pavimentação urbana, a atual gestão já contabiliza 100% das vias públicas com asfalto. Um feito que coloca Rondonópolis como a única cidade de Mato Grosso, em comparação com as de grande e médio portes, a ter esse volume de obras.
São estas as credenciais de José Carlos do Pátio, caso postule um cargo mais alto, e esses dados têm peso, que não é pequeno, perante o eleitorado que busca resultados concretos naqueles nomes em quem vai votar!
Mário Marques de Almeida é jornalista e atua na consultoria de marketing político e eleitoral